IMPOSTÔMETRO


quinta-feira, 29 de março de 2012

Tá fedendo!!!



A máxima de que a propaganda é a alma do negócio está sendo levada a sério pela administração municipal.
Veio a campanha e foram feitas promessas de um eldorado, o prefeito era do mesmo partido do presidente (Lula), assim diziam as constantes promessas que teríamos um governo revolucionário.

A realidade, após quase 8 anos de governo, é que o Samu nunca funcionou, o novo Ginásio de Esportes não foi construído, as duas mil casas nunca foram entregues, o Xô Paralelepípedo nunca saiu do papel, as empresas nunca vieram e etc... Não caminhamos mais com as próprias pernas, dependemos da caridade alheia.

Essa é a realidade, isso é fato. Isso por falta de uma boa gestão, mas o que nos pasma é que a cada momento os mesmos munícipes que sofrem com o caos são bombardeados com caríssimas propagandas da administração mostrando uma realidade fictícia, dizendo o contrário, que tudo está ótimo.

É uma desfaçatez tão grande que me arrisco a dizer que tal atitude daria cadeia até na Bolívia, aqui “engolimos”. Tanto que até o MP teve que agir, instaurando uma Ação Civil Pública a fim de que o Governo Municipal construa novas Creches, para mitigar a dor dos que necessitam de atendimento.

Algo precisa ser feito. Se o prefeito quiser dizer que é o melhor dos últimos 50 anos, tudo bem que diga. Agora, ludibriar com uma propaganda bonitinha, dizendo que a cidade está boa, é zombar das pessoas.
Conheço vários funcionários exemplares e sei competentes, de longe. Mas, olho pra eles e vejo a caricatura de homens, desolados que estão com o estilo desta administração. Não falam, não reclamam, mas se vê no semblante o desânimo de alguém que conhecendo as entranhas desta administração sabe que só tende a piorar.

Na área de saneamento, com certeza, tem algo podre. A cidade está fedendo, a “catinga” está se alastrando. É possível sentir a fedentina na cidade toda. Não sei se o odor está vindo da estação de esgoto, se é tubo de esgoto entupido.

O certo é que tem algo podre e tá fedendo!

quarta-feira, 28 de março de 2012

Projeto do Vereador Gerão que dispõe sobre declaração de utilidade pública a pessoas jurídicas de direito privado é aprovado em 1ª discussão



O Projeto de Lei de n.º 141/2011, do Nobre Edil Gerão - DEM, foi aprovado em 1ª discussão por unanimidade na última Sessão, realizada em 27/03.
Gerão justificou assim o projeto:

“Não havia no Município de Porto Feliz lei que definisse claramente os critérios necessários para a declaração de utilidade pública municipal, o que trazia dúvidas aos dirigentes das entidades candidatas a tal declaração,” comentou o vereador.

“Por outro lado, muitas declarações foram feitas há várias décadas, não se sabendo se as entidades assim declaradas ainda estão em funcionamento no município. Portanto, além de passarmos a ter regras claras para novas declarações, teremos a oportunidade, também, de fazer um recadastramento de todas as entidades declaradas de utilidade pública”, finalizou o vereador.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Entrevista do vereador Gerão a Revista Porto Visão


Por: Mônica Fexina

A revista Porto Visão conversou com exclusividade com o vereador Gerão  (DEMOCRATAS) e pré-candidato a prefeito de Porto Feliz. Na entrevista o político fala de assuntos polêmicos como a reforma do Museu e sobre a venda do Ginásio de Esportes, além de comentar como acha que serão as eleições 2012 na cidade.

Mônica: falando do Museu, pois é um dos assuntos que estão gerando polêmicas na cidade. Já faz um tempo que a sua reforma está parada e agora a Prefeitura quer a sua municipalização. O Senhor como vereador da oposição observa de que forma isso? Como anda seu pensamento em relação a tudo que acontece com o Museu?
Vereador Gerão: Na verdade o Museu é um patrimônio da cidade de Porto Feliz, e infelizmente chegou a esse estado devido à falta de cuidado da administração. Providências já deveriam ser tomadas há algum tempo. Agora a municipalização é um caminho correto, que deve ser feito mesmo para cuidar melhor de um espaço nosso. Eu como vereador da oposição e tendo um contato forte com o governo do Estado acredito que, o caminho é fazer uma parceria com o Estado para que se possa fazer essa reforma o quanto antes.
Mônica: Gerão, o Sr. acredita que uma rápida reforma pode ser feita no Museu, apenas para mascarar a situação e ser usado com um “patrocínio” do PT para as eleições?
Vereador Gerão: O Prefeito como é um professor de História e ligado a cultura como ele fala, já demorou muito tempo para tomar providências para a reforma. Ele se descuidou, gastou mal o nosso dinheiro. Nós temos uma arrecadação muito boa, só que se gasta mal, não tem respeito pelo dinheiro público e acabou acontecendo isso com o Museu e com outros setores da nossa cidade que está em péssimas condições. O PT não tem gerência nenhuma, espelho disso, é a dívida de sete milhões de reais de restos a pagar, então, como é que vai reformá-lo? Não existe dinheiro.  Se não tivermos  auxílio do Governo Federal e do Estado não  conseguirão com recursos  próprios ou do município fazer nada no Museu.
Mônica: No seu blog vereador, tem um post sobre o ginásio de esportes dizendo que “a venda do Gínasio de Esportes é um atentado contra a história de Porto Feliz” Por que é um atentado?
Vereador Gerão: Porque Porto Feliz sempre foi forte na questão do esporte, aqui tinham jogos escolares, de trabalhadores, de times da nossa cidade e hoje não existe mais isso. Então, a venda do ginásio de esportes foi, como eu soube, devido a Schadeck querer comprar o espaço e assim, ter oferecido mais empregos para a cidade, chegando até ameaçar sair da cidade, caso o local não fosse vendido. Foi vendido, o dinheiro não sei onde está. Eu fiz um requerimento aqui e eles não responderam. Segundo informações esse dinheiro já foi usado para pagar essas dívidas que a prefeitura tem. E o ginásio de esportes até hoje nada. Foram feitos três projetos para um novo ginásio, gastou-se dinheiro e nenhum projeto se viabilizou e nem se tem a área para a construção. Então, nessa situação que o prefeito está, com poucos recursos, ele não vai conseguir construir um ginásio até o fim do mandato dele. Que é um absurdo, devido à situação que a cidade vive hoje, necessitando tirar os jovens da rua para praticar esportes.
Mônica: Inclusive, vereador, nesse mesmo post no seu blog falando do ginásio de esportes, é citado uma possível venda do CEMEX (Centro Municipal de Exposições). O Sr. crê que o Cemex pode vir a ser vendido como foi o ginásio de esportes?
Vereador Gerão: Eu espero que não aconteça. O prefeito teve essa intenção de repassar para uma empresa que se mostrou interessada e está instalando-se na cidade, porém acho que acabou não tendo continuidade. O Cemex é um centro importante para Porto Feliz e no governo do Maffei não houve benfeitoria nenhuma lá dentro. Porque todos os prefeitos que passaram tiveram um cuidado especial com o local para deixar em boas condições. Hoje o espaço não é asfaltado, não é fechado e os banheiros estão em péssimas condições de utilização. Um espaço como o Cemex tem que ser melhorado para atender bem a população e dessa forma ,ser usado melhor.
Mônica: No seu blog também tem um post descrevendo sobre o parque temático que pode vir a ser feito na cidade. Existe muita coisa em jogo com a construção desse parque, o Sr. acredita que os fatos estão sendo escondidos sobre a implantação desse parque temático na cidade?
Vereador Gerão: Eu fui desde o início contra a instalação desse parque temático, nós da oposição tivemos inclusive um embate aqui na Câmera com os vereadores da situação sobre isso. A questão é que, o processo licitatório foi feito todo dirigido ao Sr. Daniel Madalena, que é ligado à igreja Suprema Graça. Então, o espaço foi doado, não está sendo seguido o cronograma que foi estabelecido nesse processo e o município não toma nenhuma providência no sentido de cobrar o Sr. Madalena. Existe uma investigação na justiça sobre o parque, eu denunciei junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por não concordar com a maneira que foi feito. Um espaço que foi repassado ao Sr. Madalena poderia ser melhor utilizado pelo município, principalmente na questão da moradia. Sendo que, no programa de governo do PT, ele promete duas mil casas populares e o prefeito não conseguiu fazer nem 90 casas até agora. Então, porque se promete algo na campanha e não cumpre? Assim, esse espaço que ele (prefeito) cedeu para o Sr. Madalena, ele poderia estar viabilizando-o para a questão da moradia, que o município tanto precisa.
Mônica: Para concluir vamos falar sobre eleições, o Sr. será candidato a prefeito de Porto Feliz?
Vereador Gerão: Depois de um longo caminho na política, sendo eleito vice-prefeito com 33 anos e três vezes eleito como vereador, eu acho que agora chegou a vez de estar pleiteando um cargo executivo. Por enquanto, ainda sou pré-candidato, porque ainda não teve a convenção para definir o candidato. No entanto, a minha intenção é ser prefeito, tenho essa vontade para poder fazer algo por nossa cidade. Porto Feliz pode e merece muito mais.
Mônica: E como o Sr. imagina que serão essas eleições aqui em Porto Feliz?Turbulentas ou calmas?
Vereador Gerão: Eu acredito que o respeito é fundamental, é necessário respeitar os adversários. E é isso que eu vou procurar fazer, respeitar e batalhar para ser eleito. Se tudo ocorrer como eu estou pensando, acho que nós vamos ter dois ou três candidatos a prefeito. Eu penso que chegou o momento, estou bastante preparado e se Deus quiser e a população da nossa cidade entender, creio que vou conseguir mais essa vitória. Governar, administrar uma cidade é saber enxergar aquele que mais sofre. Com um orçamento em torno de R$ 140 milhões/ano, dá para fazer muita coisa.Finalizo com uma frase “Inovar é necessário; fazer bem o básico é fundamental”.

Vereadores Gerão e Ambrósio participam de Audiência Pública em Sorocaba


Armando, Gerão e Renato Amary
Proposta pelo vereador José Crespo (DEMOCRATAS), a Câmara Municipal de Sorocaba, realizou nesta quinta-feira, 22, audiência pública com o tema “Administração Pública”. O vereador Gerão (DEMOCRATAS) e o companheiro de partido e também vereador Ambrósio, estiveram presentes representando Porto Feliz. Estiveram acompanhando também os vereadores, o Secretário-Geral e Delegado Nacional do PSDB, Sr. Fernando Moreno e Maurício Cazagrande, assessor do vereador Gerão e Secretário-Geral do Democratas.
            
Compôs a mesa, o ex-secretário de Cultura de Votorantin, Sr. Werinton Kermes; o ex-secretário de Finanças de Sorocaba, Sr. Rodrigo Moreno; o ex-deputado federal e ex-prefeito de Sorocaba, o Sr. Flavio Chaves, o ex-prefeito e presidente do PMDB de Sorocaba, Sr. Renato Amary e o vereador José Caldine Crespo.
            
Crespo destacou que a administração de um Município é feita de formas Direta e Representativa. Diretamente, através das organizações sociais e dos cidadãos, que legitimamente (parágrafo único do artigo 1º da Constituição Federal) trazem propostas e demandas, exercem pressões e fiscalizam os atos dos governantes.
            
Renato Amary, Crespo e Flávio Chaves debatem Administração
Pública durante Audiência Pública
Ressaltou ainda, que “uma boa Administração Municipal, é aquela centrada no cumprimento das Leis e dos princípios Éticos e capaz de ouvir e direcionar, no máximo possível, os esforços políticos e os orçamentos públicos, para satisfazer os anseios da sua população a uma vida mais digna e feliz”.
            
Já Renato Amary, destacou a importância da discussão do tema e falou da importância da regionalização, da adoção de medidas que garantam a felicidade para as próximas gerações. Esta iniciativa, pela relevância, poderia conclamar a participação de todos os municípios da região. As ações em prol a cidade que queremos para viver, devem ser articuladas regionalmente”, finalizou Amary.
            
Armando, Crespo e Gerão na
Audiência Pública realizada na
cidade de Sorocaba
Flávio Chaves verbalizou sobre as Megalópoles, o cuidado com o crescimento demasiado da cidade de Sorocaba. “Que a área urbana de Sorocaba assuma a prioridade de regionalizar. É preciso realizar uma ampla discussão acerca da regionalização, para que, uma vez consagrada, se possa dar um salto qualitativo mais efetivo”, mencionou Chaves.
           
A finalidade desta Audiência Pública foi debater e estabelecer consensos sobre como atingir, nos próximos anos, esses objetivos. Na oportunidade, empresários e diversas lideranças da região do sudoeste do Estado que compreende 80 municípios, tendo Sorocaba como sede, participaram da audiência pública e colocaram questões sensíveis sobre Administração Pública.

Armando, Gerão e Renato Amary
Proposta pelo vereador José Crespo (DEMOCRATAS), a Câmara Municipal de Sorocaba, realizou nesta quinta-feira, 22, audiência pública com o tema “Administração Pública”. O vereador Gerão (DEMOCRATAS) e o companheiro de partido e também vereador Ambrósio, estiveram presentes representando Porto Feliz. Estiveram acompanhando também os vereadores, o Secretário-Geral e Delegado Nacional do PSDB, Sr. Fernando Moreno e Maurício Cazagrande, assessor do vereador Gerão e Secretário-Geral do Democratas.
            
Compôs a mesa, o ex-secretário de Cultura de Votorantin, Sr. Werinton Kermes; o ex-secretário de Finanças de Sorocaba, Sr. Rodrigo Moreno; o ex-deputado federal e ex-prefeito de Sorocaba, o Sr. Flavio Chaves, o ex-prefeito e presidente do PMDB de Sorocaba, Sr. Renato Amary e o vereador José Caldine Crespo.
            
Crespo destacou que a administração de um Município é feita de formas Direta e Representativa. Diretamente, através das organizações sociais e dos cidadãos, que legitimamente (parágrafo único do artigo 1º da Constituição Federal) trazem propostas e demandas, exercem pressões e fiscalizam os atos dos governantes.
            
Renato Amary, Crespo e Flávio Chaves debatem Administração
Pública durante Audiência Pública
Ressaltou ainda, que “uma boa Administração Municipal, é aquela centrada no cumprimento das Leis e dos princípios Éticos e capaz de ouvir e direcionar, no máximo possível, os esforços políticos e os orçamentos públicos, para satisfazer os anseios da sua população a uma vida mais digna e feliz”.
            
Já Renato Amary, destacou a importância da discussão do tema e falou da importância da regionalização, da adoção de medidas que garantam a felicidade para as próximas gerações. Esta iniciativa, pela relevância, poderia conclamar a participação de todos os municípios da região. As ações em prol a cidade que queremos para viver, devem ser articuladas regionalmente”, finalizou Amary.
            
Armando, Crespo e Gerão na
Audiência Pública realizada na
cidade de Sorocaba
Flávio Chaves verbalizou sobre as Megalópoles, o cuidado com o crescimento demasiado da cidade de Sorocaba. “Que a área urbana de Sorocaba assuma a prioridade de regionalizar. É preciso realizar uma ampla discussão acerca da regionalização, para que, uma vez consagrada, se possa dar um salto qualitativo mais efetivo”, mencionou Chaves.
           
A finalidade desta Audiência Pública foi debater e estabelecer consensos sobre como atingir, nos próximos anos, esses objetivos. Na oportunidade, empresários e diversas lideranças da região do sudoeste do Estado que compreende 80 municípios, tendo Sorocaba como sede, participaram da audiência pública e colocaram questões sensíveis sobre Administração Pública.

sexta-feira, 23 de março de 2012

RESTOS A PAGAR…O JEITO PT DE GOVERNAR!



Para quem não sabe, “restos a pagar” é o termo usado na esfera da administração pública, utilizada cada vez mais à cada ano desde que o PT passou a “governar” o nossa cidade e o Brasil.
À cada ano que se passa tudo se inclui no PROGRAMA DE ACELERAÇÃO DE CRESCIMENTO, muito se promete, pouco se contrata, quase nada é liberado, muito menos se paga.

“Restos a pagar”, é todo compromisso dos Governos, contratado para ser executado pelo próprio, ou compromissos de CONVÊNIOS firmados pela União para repasse de recursos do OGU aos Estados e principalmente para os Municípios.

Convênios firmados entre o Governo Federal e os Municípios ainda em 2010, não foram pagos em 2011 e ficaram inscritos em “restos a pagar” com recursos do Orçamento Geral da União do exercício de 2012. Já estamos em meados de março, e nada foi cumprido até então, o que deixa prefeitos de todo o Brasil de orelhas em pé e cabelos arrepiados, sabendo-se que mais de 50 por cento de seus mandatos já vôo ao tempo e pouco conseguiram fazer em relação ao que consta de seus “PLANOS DE GOVERNO”.

Sendo assim as expectativas se voltam para o 2012, e para os prefeitos da oposição resta a justificativa de que na oposição ao governo do PT, os recursos não são liberados facilmente….Agora para os PREFEITOS DO PT, resta lastimar o jeito PT DE GOVERNAR….provocado por eles mesmos, ….muito se promete, pouco se contrata, quase nada se paga...

quarta-feira, 7 de março de 2012

Comitiva liderada pelo vereador Gerão participa da visita do Governador Alckmin e do Encontro Regional do DEMOCRATAS em Sorocaba



Gerão e o Governador Alckimin durante a visita em Sorocaba
Uma comitiva, liderada pelo Vereador e Presidente do Democratas de Porto Feliz, Dr. José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (Gerão), esteve presente a visita do Governador Geraldo Alckmin, onde na oportunidade o Governador anunciou uma série de investimentos para Sorocaba e cidades da região. Esteve acompanhando o Vereador Gerão, que é pré-candidato a Prefeito pelo Democratas em Porto Feliz, o Vereador Armando Ambrósio (Democratas) e seu assessor, Alessandro Almeida; o Presidente do PSDB de Porto Feliz, José Eud Antunes; o Vice-Presidente do Democratas, José Giuli B. Neto; o Secretário Geral do PSDB, Fernando Moreno; o assessor do Vereador Gerão e Secretário-Geral do Democratas Municipal, Sr. Maurício Cazagrande; a Sra. Fátima Regina Oliveira Cruz, filiada ao PSDB; e as pré-candidatas a Vereadoras pelo Democratas, Ana Lígia Simões Zachetin e Valdirene Roma.

Crespo, Gerão e o Secretário Rodrigo Garcia, grandes lideranças
do Democratas
Alckmin anunciou a implantação em Sorocaba de um Centro de Serviços da Embraer; entregou simbolicamente registros de propriedades de imóveis do Nova Esperança, regularizados pelo programa Casa Legal; assinou convênios do programa Creche-Escola com cidades da região; e apresentou o Plano Regional e os Planos Municipais de Saneamento dos municípios integrantes do Comitê de Bacia Hidrográfica dos Rios Sorocaba e Médio Tietê (CBH-SMT).

Fátima, vereador Gerão, Valdirene e Ana Lígia, as duas últimas
pré-candidatas  a vereadoras pelo Democratas
Logo após participar da visita do Governador Geraldo Alckmin a Sorocaba nesta terça-feira, a Comitiva Portofelicense participou do encontro regional dos Democratas em Sorocaba, seguido de um almoço no restaurante Cancian, que reuniu o Vereador  Crespo (Democratas) e o pré-candidato à Prefeitura de Sorocaba pelo PDMB, Renato Amary, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Rodrigo Garcia (DEMOCRATAS) e demais correligionários. Gerão solicitou vários recursos para Porto Feliz.