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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Com privatização, governo joga discurso no lixo


Por Blog dos Democratas
Ao custo de jogar boa parte de seu discurso dos últimos 20 anos na lata de lixo, o governo petista privatizou, na última segunda-feira, os aeroportos de Guarulhos (SP), Campinas/Viracopos (SP) e Brasília.
- O governo perdeu a coerência, mas ganhou em recursos. O ágio das concessões alcançou, no total, 348%. Os consórcios vencedores comprometeram-se a pagar R$ 24,5 bilhões à União em um prazo de 30 anos. O valor mínimo previsto no edital era de R$ 5,47 bilhões.
Leia matéria sobre a privatização: http://migre.me/7PH3R
- A presença do Estado, entretanto, continuará forte nos aeroportos. A Infraero ficará com 49% das ações e o BNDES financiará 80% dos investimentos. Além disso, a estatal aeroportuária precisará pagar R$ 16,2 bilhões pelas concessões. Será uma transferência de recurso dentro do governo.
Leia análise da colunista Míriam Leitão sobre o caso: http://migre.me/7PMfz
- Além disso, a Invepar, empresa vencedora da concessão de Guarulhos, possui mais de 80% do capital controlado por fundos de pensões estatais (Previ, Funcef e Petros) e outros 10% pela estatal aeroportuária ACSA, de origem sul-africana.
- Os vencedores irão assumir os aeroportos no mês de maio. Ainda há dúvidas sobre a capacidade técnica de muitos deles. As principais empresas administradoras de aeroportos do mundo foram derrotadas no leilão.
- Ainda não é possível afirmar que os aeroportos privatizados poderão atender a demanda crescente e os eventos de pico, principalmente a Copa do Mundo de 2014.
- Mesmo assim, com atraso de quase meia década, o Brasil iniciou o processo de concessão dos aeroportos à iniciativa privada. Entendeu que em muitas circunstâncias o Estado não possui recursos nem agilidade para tocar determinados empreendimentos em comparação com a iniciativa privada.
- O modelo de leilão dos aeroportos, pelo maior lance, sempre foi criticado pelo PT. Na campanha eleitoral de 2010, ao atacar as administrações tucanas, a então candidata Dilma Rousseff defendeu um sistema de concessão com o critério da menor tarifa. Foi apenas uma pequena contradição em um mar de incoerências.
· A Central Única dos Trabalhadores (CUT), umbilicalmente ligada ao PT, tentou uma ação contra o leilão de segunda.
- No setor rodoviário, o governo petista já havia engolido o discurso. Desde 2007, o governo repassou cerca de 3 mil km à iniciativa privada por meio de concessões. Há previsão de repasses de outros 5 mil km até 2014.
- Mas as privatizações petistas das estradas não foram bem sucedidas. Como privilegiou apenas o valor das tarifas durante a venda, a qualidade dos serviços foi deixada de lado. O resultado são estradas defeituosas, falta de investimentos e aumento do número de engarrafamentos.
Confira em reportagem da revista Veja: http://migre.me/7PMn8
- A privatização pode ser imensamente benéfica para o consumidor. Para isso, é preciso agências reguladoras fortes. Infelizmente, as agências foram enfraquecidas e loteadas politicamente nos nove anos de gestão PT frente ao governo federal.
- Independentemente das falhas no modelo de concessão, o importante é que o PT perdeu uma bandeira atrasada e que só fez mal ao Brasil: o combate às privatizações.
- Nas palavras do colunista do Estadão, Celso Ming, que elogiou a venda: “O principal fator desse sucesso está em ter demonstrado definitivamente que a transferência da gestão de importantes serviços públicos para o setor privado é o único modo de garantir rápido avanço à infraestrutura do Brasil”.
Leia a coluna:http://migre.me/7PJV5
- A população foi bastante beneficiada com o processo de privatização. Por exemplo, na telefonia o número de aparelhos celulares passou de 7,3 milhões para 230 milhões de 1998 a 2010.
- O preço de aquisição de aparelhos de telefones fixos caiu de valores superiores a R$ 10 mil e uma espera de meses para menos de R$ 100 com entrega praticamente imediata. O Brasil também conta hoje com 75 milhões de internautas e 12 milhões de domicílios conectados com a TV por assinatura.
· De acordo com Censo de 1991, apenas 17,9% dos domicílios brasileiros tinha telefone fixo. Esse índice hoje é de 85%.
- Na siderurgia, apenas o exemplo da Vale basta. A empresa, privatizada em 1997, aumentou seu lucro médio anual de US$ 192 milhões para US$ 5,5 bilhões (2.789%). O valor dos impostos recolhidos ao governo subiu de US$ 31 milhões para US$ 1,8 bilhão em 2010, crescimento de 5.805%.
- Para o Democratas, mais importante do que um empreendimento ser público ou privado, é que a cidadã e o cidadão brasileiro contem com bons serviços. O futuro dos aeroportos será um bom teste de avaliação da competência e das intenções do governo.

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