IMPOSTÔMETRO


terça-feira, 8 de maio de 2012

Valéria Figueiredo será homenageada pela Câmara


Por iniciativa do vereador Gerão (DEM), a Câmara vai prestar uma homenagem à senhora Valéria Lopes Figueiredo, outorgando-lhe o Título de Cidadã Portofelicense.

A Artista Plástica Valéria Figueiredo
será homenageada pela Câmara
Ao apresentar o Projeto, Gerão justificou que a senhora Valéria Lopes de Figueiredo, nasceu em São Paulo, Capital. Quando estudava ainda na primeira série do primário, participou de um concurso de desenho sobre Tiradentes em sua escola e foi premiada com uma coleção de livros de histórias infantis. Essa cena ficou marcada.

Quando adolescente despertou o interesse por pinturas. Começou sua arte em óleo sobre tela, como autodidata, em seguida silk-screen. Em 1987 formou-se em Comunicação Social, habilitação Propaganda e Marketing, pela Faculdade Anhembi Morumbi. Em 1999, quando sua filha nasceu, veio para Porto Feliz, em busca de um ar mais puro e um lugar mais tranquilo. E por aqui ficou.

Começou a participar em projetos como voluntária, dando aulas de pintura para crianças, enquanto paralelamente trabalhava na Rádio Emissora Portofelicense, como apresentadora de seu programa “Momento da Mulher”. Logo iniciou sua prestação de serviços para a prefeitura e entidades locais, como instrutora de pintura em tela e artesanato. De projetos em projetos, passou a fazer a inclusão de crianças especiais, posteriormente idosos e dependentes químicos.

Desenvolveu projetos para a APAE, CRESCER, Monte Carmelo, Esquadrão Vida, Casa das Meninas e Casa da Criança. Em 2003 assumiu a Casa da Cultura como supervisora. Diante da responsabilidade de reabrir um “Espaço Cultural” que até então estava fechado, além das suas aulas de artes, começou a planejar exposições locais e itinerantes para alunos e artistas locais, para divulgação da arte da cidade. Começou a fazer intercâmbios com as Casas da Cultura da região, criando as exposições temáticas “Mulheres” e “Reinterpretando Tarsila” que percorreram os municípios vizinhos: Itu, Cerquilho, Capivari e Rafard. Assim como na sua infância foi importante a premiação que recebeu num concurso de desenho e pintura, resolveu criar um concurso de pintura para crianças. Nasce assim o primeiro Concurso de Pintura para a Semana das Águas.

Tendo adquirido conhecimento em várias técnicas, criou o projeto Porto das Artes, desenvolvendo peças artesanais sobre os pontos históricos da cidade junto com seus alunos. Em 2010, iniciou seus trabalhos com garrafas pet, desenvolvendo o primeiro Iluminatal Sustentável, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com equipe de geração de renda composta por jovens e mulheres. Devido ao sucesso do evento, foi repetido em 2011, envolvendo desta vez ex-moradores de rua.

Como colunista da Tribuna das Monções, foi convidada a ser colaboradora desde 2009, jornal para o qual escreve até hoje.

“O Título à senhora Valéria, é mais que merecido, porque ela honra com distinção a nossa cidade, que abraçou como sua, através dos relevantes serviços prestados a toda coletividade portofelicense”, concluiu o vereador Gerão.       

Um comentário: