IMPOSTÔMETRO


segunda-feira, 26 de março de 2012

Entrevista do vereador Gerão a Revista Porto Visão


Por: Mônica Fexina

A revista Porto Visão conversou com exclusividade com o vereador Gerão  (DEMOCRATAS) e pré-candidato a prefeito de Porto Feliz. Na entrevista o político fala de assuntos polêmicos como a reforma do Museu e sobre a venda do Ginásio de Esportes, além de comentar como acha que serão as eleições 2012 na cidade.

Mônica: falando do Museu, pois é um dos assuntos que estão gerando polêmicas na cidade. Já faz um tempo que a sua reforma está parada e agora a Prefeitura quer a sua municipalização. O Senhor como vereador da oposição observa de que forma isso? Como anda seu pensamento em relação a tudo que acontece com o Museu?
Vereador Gerão: Na verdade o Museu é um patrimônio da cidade de Porto Feliz, e infelizmente chegou a esse estado devido à falta de cuidado da administração. Providências já deveriam ser tomadas há algum tempo. Agora a municipalização é um caminho correto, que deve ser feito mesmo para cuidar melhor de um espaço nosso. Eu como vereador da oposição e tendo um contato forte com o governo do Estado acredito que, o caminho é fazer uma parceria com o Estado para que se possa fazer essa reforma o quanto antes.
Mônica: Gerão, o Sr. acredita que uma rápida reforma pode ser feita no Museu, apenas para mascarar a situação e ser usado com um “patrocínio” do PT para as eleições?
Vereador Gerão: O Prefeito como é um professor de História e ligado a cultura como ele fala, já demorou muito tempo para tomar providências para a reforma. Ele se descuidou, gastou mal o nosso dinheiro. Nós temos uma arrecadação muito boa, só que se gasta mal, não tem respeito pelo dinheiro público e acabou acontecendo isso com o Museu e com outros setores da nossa cidade que está em péssimas condições. O PT não tem gerência nenhuma, espelho disso, é a dívida de sete milhões de reais de restos a pagar, então, como é que vai reformá-lo? Não existe dinheiro.  Se não tivermos  auxílio do Governo Federal e do Estado não  conseguirão com recursos  próprios ou do município fazer nada no Museu.
Mônica: No seu blog vereador, tem um post sobre o ginásio de esportes dizendo que “a venda do Gínasio de Esportes é um atentado contra a história de Porto Feliz” Por que é um atentado?
Vereador Gerão: Porque Porto Feliz sempre foi forte na questão do esporte, aqui tinham jogos escolares, de trabalhadores, de times da nossa cidade e hoje não existe mais isso. Então, a venda do ginásio de esportes foi, como eu soube, devido a Schadeck querer comprar o espaço e assim, ter oferecido mais empregos para a cidade, chegando até ameaçar sair da cidade, caso o local não fosse vendido. Foi vendido, o dinheiro não sei onde está. Eu fiz um requerimento aqui e eles não responderam. Segundo informações esse dinheiro já foi usado para pagar essas dívidas que a prefeitura tem. E o ginásio de esportes até hoje nada. Foram feitos três projetos para um novo ginásio, gastou-se dinheiro e nenhum projeto se viabilizou e nem se tem a área para a construção. Então, nessa situação que o prefeito está, com poucos recursos, ele não vai conseguir construir um ginásio até o fim do mandato dele. Que é um absurdo, devido à situação que a cidade vive hoje, necessitando tirar os jovens da rua para praticar esportes.
Mônica: Inclusive, vereador, nesse mesmo post no seu blog falando do ginásio de esportes, é citado uma possível venda do CEMEX (Centro Municipal de Exposições). O Sr. crê que o Cemex pode vir a ser vendido como foi o ginásio de esportes?
Vereador Gerão: Eu espero que não aconteça. O prefeito teve essa intenção de repassar para uma empresa que se mostrou interessada e está instalando-se na cidade, porém acho que acabou não tendo continuidade. O Cemex é um centro importante para Porto Feliz e no governo do Maffei não houve benfeitoria nenhuma lá dentro. Porque todos os prefeitos que passaram tiveram um cuidado especial com o local para deixar em boas condições. Hoje o espaço não é asfaltado, não é fechado e os banheiros estão em péssimas condições de utilização. Um espaço como o Cemex tem que ser melhorado para atender bem a população e dessa forma ,ser usado melhor.
Mônica: No seu blog também tem um post descrevendo sobre o parque temático que pode vir a ser feito na cidade. Existe muita coisa em jogo com a construção desse parque, o Sr. acredita que os fatos estão sendo escondidos sobre a implantação desse parque temático na cidade?
Vereador Gerão: Eu fui desde o início contra a instalação desse parque temático, nós da oposição tivemos inclusive um embate aqui na Câmera com os vereadores da situação sobre isso. A questão é que, o processo licitatório foi feito todo dirigido ao Sr. Daniel Madalena, que é ligado à igreja Suprema Graça. Então, o espaço foi doado, não está sendo seguido o cronograma que foi estabelecido nesse processo e o município não toma nenhuma providência no sentido de cobrar o Sr. Madalena. Existe uma investigação na justiça sobre o parque, eu denunciei junto ao Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, por não concordar com a maneira que foi feito. Um espaço que foi repassado ao Sr. Madalena poderia ser melhor utilizado pelo município, principalmente na questão da moradia. Sendo que, no programa de governo do PT, ele promete duas mil casas populares e o prefeito não conseguiu fazer nem 90 casas até agora. Então, porque se promete algo na campanha e não cumpre? Assim, esse espaço que ele (prefeito) cedeu para o Sr. Madalena, ele poderia estar viabilizando-o para a questão da moradia, que o município tanto precisa.
Mônica: Para concluir vamos falar sobre eleições, o Sr. será candidato a prefeito de Porto Feliz?
Vereador Gerão: Depois de um longo caminho na política, sendo eleito vice-prefeito com 33 anos e três vezes eleito como vereador, eu acho que agora chegou a vez de estar pleiteando um cargo executivo. Por enquanto, ainda sou pré-candidato, porque ainda não teve a convenção para definir o candidato. No entanto, a minha intenção é ser prefeito, tenho essa vontade para poder fazer algo por nossa cidade. Porto Feliz pode e merece muito mais.
Mônica: E como o Sr. imagina que serão essas eleições aqui em Porto Feliz?Turbulentas ou calmas?
Vereador Gerão: Eu acredito que o respeito é fundamental, é necessário respeitar os adversários. E é isso que eu vou procurar fazer, respeitar e batalhar para ser eleito. Se tudo ocorrer como eu estou pensando, acho que nós vamos ter dois ou três candidatos a prefeito. Eu penso que chegou o momento, estou bastante preparado e se Deus quiser e a população da nossa cidade entender, creio que vou conseguir mais essa vitória. Governar, administrar uma cidade é saber enxergar aquele que mais sofre. Com um orçamento em torno de R$ 140 milhões/ano, dá para fazer muita coisa.Finalizo com uma frase “Inovar é necessário; fazer bem o básico é fundamental”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário