IMPOSTÔMETRO


segunda-feira, 28 de maio de 2012

Secretário de Estado discute desenvolvimento da região


Secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano,
Edson Aparecido e o pré-candidato a prefeito, Gerão em
importante discussão para a região

O desenvolvimento da região de Sorocaba estimulada pelo Governo do Estado foi tema da reunião, no início da noite de ontem (28/05). O Deputado Federal licenciado e Secretário Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Sr. Edson Aparecido, apresentou o projeto da criação da Aglomeração Urbana de Sorocaba.  Vários representantes das 22 prefeituras estiveram presentes e esteve representando a cidade de Porto Feliz, o vereador e pré-candidato a prefeito pelo Democratas, Sr. José Geraldo Pacheco da Cunha Filho (GERÃO).

Deputada Estadual Maria Lúcia Amary e Gerão
A intenção a partir da criação do aglomerado urbano é resolver problemas comuns com mais abrangência, segundo divulga o governo estadual. Como exemplo, o governo destaca que a falta de infraestrutura, transporte intermunicipal, enchentes e destinação do lixo poderão ter ações globais.
 Assim que o aglomerado for aprovado, será criado o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano, cujo foco será definir prioridades e usar verbas estaduais e federais para projetos conjuntos. O conselho será composto pelos prefeitos de cada cidade e por representantes do Estado, de forma paritária.

"A organização regional do Estado de São Paulo vai promover o planejamento regional para o desenvolvimento socioeconômico e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, com a utilização racional do território, dos recursos naturais, culturais e a proteção do meio ambiente. Tudo isso mediante o controle da implantação dos empreendimentos públicos e privados na região, a integração do planejamento e da execução de funções públicas de interesse comum e a redução das desigualdades sociais e regionais", explicou o secretário Edson Aparecido. A Aglomeração de Sorocaba será constituída pelo agrupamento dos municípios: Alumínio, Araçoiaba da Serra, Boituva, Capela do Alto, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Iperó, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Pereiras, Porangaba, Porto Feliz, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, Sorocaba, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra, Votorantim.

Crespo e Gerão, duas grandes lideranças do DEM da região
Sorocaba investe em projeto paraleloAlém do aglomerado urbano a Prefeitura de Sorocaba pretende criar uma empresa pública, onde investirá R$ 2 milhões, na intenção de ser a responsável pelo gerenciamento de ações que promovam um desenvolvimento sustentável entre as cidades da região. Essa iniciativa já foi aprovada pelos vereadores e na semana passada houve a publicação da lei que cria a empresa: o Núcleo de Planejamento (Nuplan). A tendência é que a partir de agora sejam definidas as comissões para administrar a Nuplan.

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Projeto de Lei do Vereador Gerão propõe a isenção do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos municipais para quem recebe até dois salários mínimos


Projeto de Lei, de autoria do vereador Gerão (DEM), protocolado na secretaria da Câmara, isenta do pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos e provas seletivas realizados em âmbito da administração municipal direta ou indireta todos aqueles que estejam desempregados ou empregados e recebam até dois salários mínimos (R$ 1.244,00). O benefício será concedido mediante declaração assinada pelo interessado.

De acordo com o Projeto de Lei, caso verifique-se declaração falsa ou má fé do interessado, ele será eliminado do concurso ou prova seletiva em qualquer de suas fases ou, concluídos, dispensado do cargo, função ou emprego decorrente sem prejuízo de outras punições.

Caberá aos responsáveis pela realização ou aplicação de concurso público ou prova seletiva no âmbito da administração pública municipal direta ou indireta a obrigação de manter, na área do município de Porto Feliz, um posto para receber inscrições dos beneficiados pela isenção prevista na lei.

Para Gerão, diante da dificuldade ou mesmo situação incômoda para ambas as partes, com uma declarando que a outra está desempregada, “é melhor que uma comprovação desse tipo se dê mediante declaração do próprio interessado, que pode também se responsabilizar pela afirmativa de que recebe até dois salários mínimos”.

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Bloco de Oposição formado pelo DEM, PSDB, PP E PTB reúne seus pré-candidatos a vereador


O Bloco de Oposição formado pelo DEM, PSDB, PP E PTB reuniu na noite da última quarta-feira (16/05), na Chácara do empresário Paulo Guerini, os pré-candidatos a vereador. O encontro contou com cerca de 50 lideranças que pretendem disputar a eleições deste ano, além de vários correligionários.

Gerão, pré-candidato a prefeito, discursa para os presentes
No encontro foram discutidas propostas para nortear o caminho a ser trilhado pelo Bloco de Oposição nas eleições municipais deste ano, onde está sendo montada uma forte campanha, com qualidade e um bom número de candidatos a vereador.



Ainda no encontro foi discutida a legislação eleitoral que vige nestas eleições, com orientações do que se pode ou não fazer antes do período eleitoral, alertando os pré-candidatos contra a propaganda antecipada e outros atos proibidos por lei, para não terem futuramente suas candidaturas indeferidas ou serem multados.


Ao final, o pré-candidato a prefeito Gerão, conclamou a todos pela a unificação dos partidos na busca de um projeto político ideal para o município.


O evento contou com a presença das principais lideranças como o presidente do DEM e pré-candidato a prefeito, vereador Gerão, os vereadores Armando Ambrósio e Coquinho, o ex-vereador, Odélio Leite, o presidente do PSDB, José Eud Antunes, o Secretário Geral do PSDB, Fernando Moreno, o representante do PTB, Pastor Ezequiel e outros dirigentes partidários. 

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Homenagem a todas as mães portofelicenses



Certo dia, uma mulher chamada Anne foi renovar a sua carteira de motorista.
 Quando lhe perguntaram qual era a sua profissão, ela hesitou. Não sabia bem como se classificar.
 O funcionário insistiu: O que eu pergunto é se tem um trabalho.
 Claro que tenho um trabalho, exclamou Anne. Sou mãe.
 Nós não consideramos isso um trabalho. Vou colocar dona de casa, disse o funcionário friamente.
 Uma amiga sua, chamada Marta, soube do ocorrido e ficou pensando a respeito por algum tempo.
 Num determinado dia, ela se encontrou numa situação idêntica. A pessoa que a atendeu era uma funcionária de carreira, segura, eficiente.
 O formulário parecia enorme, interminável.
 A primeira pergunta foi: Qual é a sua ocupação?
 Marta pensou um pouco e sem saber bem como, respondeu:
 Sou doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas.
 A funcionária fez uma pausa e Marta precisou repetir pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas.
 Depois de ter anotado tudo, a jovem ousou indagar:
 Posso perguntar o que é que a senhora faz exatamente?
 Sem qualquer traço de agitação na voz, com muita calma, Marta explicou:
 Desenvolvo um programa a longo prazo, dentro e fora de casa.
 Pensando na sua família, ela continuou: Sou responsável por uma equipe e já recebi quatro projetos. Trabalho em regime de dedicação exclusiva. O grau de exigência é de 14 horas por dia, às vezes até 24 horas.
 À medida que ia descrevendo suas responsabilidades, Marta notou o crescente tom de respeito na voz da funcionária, que preencheu todo o formulário com os dados fornecidos.
 Quando voltou para casa, Marta foi recebida por sua equipe: uma menina com 13 anos, outra com 7 e outra com 3.
 Subindo ao andar de cima da casa, ela pôde ouvir o seu mais novo projeto, um bebê de seis meses, testando uma nova tonalidade de voz.
 Feliz, Marta tomou o bebê nos braços e pensou na glória da maternidade, com suas multiplicadas responsabilidades. E horas intermináveis de dedicação.
 Mãe, onde está meu sapato? Mãe, me ajuda a fazer a lição? Mãe, o bebê não para de chorar. Mãe, você me busca na escola?
 Mãe, você vai assistir a minha dança? Mãe, você compra? Mãe...
 Sentada na cama, Marta pensou: Se ela era doutora em desenvolvimento infantil e em relações humanas, o que seriam as avós?
 E logo descobriu um título para elas: Doutoras-sênior em desenvolvimento infantil e em relações humanas.
 As bisavós, Doutoras executivas sênior.
 As tias, doutoras-assistentes.
 E todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras: Doutoras na arte de fazer a vida melhor.
No mundo em que os títulos são importantes, em que se exige sempre maior especialização, na área profissional, torne-se especialista na arte de amar.
 Como excelente mestra, ensine aos seus filhos, através do seu exemplo, a insuperável arte de expressar sentimentos.
 Ensine a difícil arte de interpretação de choro de bebê e de secar lágrimas de adolescente.
 Exemplifique a renúncia, a paciência e a diplomacia. E colha, vitoriosa, ao final de cada dia, os louros do seu esforço nos abraços dos seus filhos e na espontaneidade de suas manifestações de afeto.

Dedico este trabalho a todas as mães portofelicenses, a vocês que sempre me fizeram acreditar na realização dos meus sonhos e trabalharam muito para que eu pudesse realizá-los, meus pais, José Geraldo e Cecília.
A você Patrícia, companheira no amor, na vida e nos sonhos, que sempre me apoiou nas horas difíceis e compartilhou comigo as alegrias e pelas filhas lindas que me deu, Gabrielle e Isabelle

Vereador Gerão

terça-feira, 8 de maio de 2012

Valéria Figueiredo será homenageada pela Câmara


Por iniciativa do vereador Gerão (DEM), a Câmara vai prestar uma homenagem à senhora Valéria Lopes Figueiredo, outorgando-lhe o Título de Cidadã Portofelicense.

A Artista Plástica Valéria Figueiredo
será homenageada pela Câmara
Ao apresentar o Projeto, Gerão justificou que a senhora Valéria Lopes de Figueiredo, nasceu em São Paulo, Capital. Quando estudava ainda na primeira série do primário, participou de um concurso de desenho sobre Tiradentes em sua escola e foi premiada com uma coleção de livros de histórias infantis. Essa cena ficou marcada.

Quando adolescente despertou o interesse por pinturas. Começou sua arte em óleo sobre tela, como autodidata, em seguida silk-screen. Em 1987 formou-se em Comunicação Social, habilitação Propaganda e Marketing, pela Faculdade Anhembi Morumbi. Em 1999, quando sua filha nasceu, veio para Porto Feliz, em busca de um ar mais puro e um lugar mais tranquilo. E por aqui ficou.

Começou a participar em projetos como voluntária, dando aulas de pintura para crianças, enquanto paralelamente trabalhava na Rádio Emissora Portofelicense, como apresentadora de seu programa “Momento da Mulher”. Logo iniciou sua prestação de serviços para a prefeitura e entidades locais, como instrutora de pintura em tela e artesanato. De projetos em projetos, passou a fazer a inclusão de crianças especiais, posteriormente idosos e dependentes químicos.

Desenvolveu projetos para a APAE, CRESCER, Monte Carmelo, Esquadrão Vida, Casa das Meninas e Casa da Criança. Em 2003 assumiu a Casa da Cultura como supervisora. Diante da responsabilidade de reabrir um “Espaço Cultural” que até então estava fechado, além das suas aulas de artes, começou a planejar exposições locais e itinerantes para alunos e artistas locais, para divulgação da arte da cidade. Começou a fazer intercâmbios com as Casas da Cultura da região, criando as exposições temáticas “Mulheres” e “Reinterpretando Tarsila” que percorreram os municípios vizinhos: Itu, Cerquilho, Capivari e Rafard. Assim como na sua infância foi importante a premiação que recebeu num concurso de desenho e pintura, resolveu criar um concurso de pintura para crianças. Nasce assim o primeiro Concurso de Pintura para a Semana das Águas.

Tendo adquirido conhecimento em várias técnicas, criou o projeto Porto das Artes, desenvolvendo peças artesanais sobre os pontos históricos da cidade junto com seus alunos. Em 2010, iniciou seus trabalhos com garrafas pet, desenvolvendo o primeiro Iluminatal Sustentável, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, com equipe de geração de renda composta por jovens e mulheres. Devido ao sucesso do evento, foi repetido em 2011, envolvendo desta vez ex-moradores de rua.

Como colunista da Tribuna das Monções, foi convidada a ser colaboradora desde 2009, jornal para o qual escreve até hoje.

“O Título à senhora Valéria, é mais que merecido, porque ela honra com distinção a nossa cidade, que abraçou como sua, através dos relevantes serviços prestados a toda coletividade portofelicense”, concluiu o vereador Gerão.       

Gerão propõe abertura de CEI para apurar irregularidades como também responsabilidades relativas ao descarte de animais mortos

Foi proposta nesta segunda-feira (07/05) na Câmara uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar eventuais irregularidades como também responsabilidades relativas ao “extermínio” criminoso e descarte de cães ocorrido nesta cidade, cujos restos foram lançados de maneira imprópria e irresponsável no chamado ‘Lixão da Vila Nova”, a dano da saúde pública e provocando natural revolta da população.


“Matança ou descarte, fato que precisa ser esclarecido pelas autoridades. A população clama por explicações", verbalizou. 

Quem é o responsável pela fiscalização? Animais são sacrificados e enterrados? São várias perguntas sem respostas, abusos e ilegalidades perpetradas, infração à legislação Federal Lei 9605/98 e abuso de direito”, enfatizou o vereador.

Gerão indaga à Prefeitura, entre outras questões abordadas no requerimento, se ela conhece o sacrifício de animais saudáveis, o qual é uma prática bestial, vergonhosa e criminosa. Seja, em relação à falta de local apropriado para os animais, como a apreensão indevida, pois se não existe um local para guardar não há que se apreender. A falta de qualquer prazo ou orientação através de campanhas publicitárias para o resgate pelo tutor, as informações desencontradas e o sacrifício são práticas ilegais e abusivas.