Na Sessão realizada na última terça-feira (16/08/11), o vereador Gerão cobrou explicações do Executivo Municipal, sobre a construção de uma Usina Hidrelétrica que pode afetar o Avecuia e o mau cheiro da água fornecida pelo SAAE, que vem incomodando a população.
Mostrando a sociedade seu interesse em trabalhar pelo bem comum da cidade, o vereador Gerão tocou num assunto que vem sacudindo ultimamente os portofelicenses, que é sobre a água que está sendo oferecida à população pelo SAAE. Muita gente, aliás, a maioria dos consumidores, reclamou junto ao vereador, da coloração e do forte odor no líquido precioso, inclusive às vezes, apresentando-se barrenta.
Gerão usa a Tribuna da Câmara para questionar o Executivo sobre a água fornecida pelo SAAE e a construção da Mini Usina que irá afetar o Avecuia |
“A água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do corpo humano. Na escola, aprendemos que a água é incolor, inodora e insípida. É preocupante essa situação, já que o SAAE sempre realizou um bom trabalho, usando excelência em servir à população”, ressaltou o vereador.
“Gostaria de saber se, o SAAE vem trabalhando para diagnosticar a presença de matéria orgânica e coliforme fecais, que podem ocasionar doenças patogênicas como hepatite A, febre tifóide, paratifóide e parasitoses”, destacou o vereador.
"Como as pessoas não conseguem visualizar a água microscopicamente, acham que ela está limpa, mas pode não estar", afirmou o vereador.
Quanto ao mau cheiro, Gerão pediu ao SAAE, que avalie o motivo do problema, já que vem causando incomodo na população. O vereador Gerão salientou ainda aos pares para que se forme uma Comissão Parlamentar, inclusive em parceria com a Vigilância Sanitária e inicialmente seja feita uma visita a Estação de Tratamento do SAAE.
“Muitos sofrem com o problema da qualidade da água, porém outros lucram com a venda de água mineral pela falta de cuidados especiais no bem “tão precioso” de forma higiênica e segura”, finalizou o vereador.
Usando a Tribuna da Câmara, Gerão ressaltou ainda a sua preocupação com a construção de uma Mini Usina Hidrelétrica, que poderá afetar o Avecuia, único manancial de captação de água do município.
Gerão verbalizou que a formação do lago desta usina irá elevar o nível do rio em 13 metros e as águas inundarão cerca de 1800 hectares de terra. “O problema não é a terra, mas sim, a água. O represamento fará com que o Tietê avance pela calha do ribeirão, contaminando o Avecuia”, destacou o vereador.
Gerão salientou também, que esse Projeto passou por Itu e Salto, sendo motivo de grande debate entre políticos e população. Houve até manifestações populares nas referidas cidades contra a construção dessa Usina.
“Precisamos cobrar explicações do prefeito, pois tudo o que é ruim, acaba vindo para Porto Feliz”, colocou o vereador.
Depois das cobranças do vereador na Tribuna da Câmara, a TV Tem esteve na cidade para apurar os fatos, junto ao Executivo Municipal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário